terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Imaginem à avenida Epitácio Pessoa com uma ciclovia!

      Isso mesmo. Dotar a principal artéria da cidade de uma ciclovia. É inegável o fluxo de ciclistas na já citada avenida. Também é de ciência pública que perdemos vidas de ciclistas entre outros. Ora se uma via destinada ao trânsito de uma cidade registra fluxo de veículos de tração (propulsão) humana mais o registro de óbitos desses condutores. Ora! Neste ponto buzina aos ouvidos da população o artigo 24, I e II do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que dita ao poder municipal a promoção do desenvolvimento da circulação e segurança dos ciclistas
       Planeja-se intervenções na av. Epitácio Pessoa para fazer valer a lei supracitada?? Respondemos com uma solução prática e limpa:
       Requalificar o passeio da  av. Epitácio Pessoa integrando uma ciclovia a sua extensão. Óbvio que em trechos onde se garanta o fluxo de pedestres com ou sem limitações. É no artigo 59 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que nos amparamos. a prefeitura municipal de João Pessoa pode com suas secretarias promover um obra desse porte.

Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.


         E, se a nossa prefeitura já dispõe de uma ou mais soluções para a mobilidade viária do condutor de bicicleta naquela avenida compartilhe com a cidade. Abaixo um dos motivos que nos leva a exercitar soluções para o desenvolvimento do trânsito em nossa cidade como forma de promoção da qualidade de vida, geração de renda e saberes sociais.

acidente ciclista02 Ciclista morre após ser atropelado por moto em avenida na ParaíbaUma colisão entre uma moto e uma bicicleta deixou um homem morto e dois feridos no início da noite desta quarta-feira (4) em uma das principais avenidas da capital paraibana, a Epitácio Pessoa. O Samu foi chamado para socorrer as vítimas, mas o ciclista não resistiu aos ferimentos.
De acordo com informações do soldado Mailson Oliveira, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) o ciclista José Sebastião Xavier, de 43 anos, foi atingido pela motocicleta ao cruzar a avenida. De acordo com o policial, o acidente aconteceu quando o ciclista furou o sinal vermelho.
As vítimas foram socorridas por equipes do Samu que levaram os dois ocupantes da moto para o Hospital de Emergência e Trauma da Capital. O ciclista também foi atendido, mas morreu ainda no local. Segundo o soldado ainda não foi investigado se algum dos envolvidos havia ingerido bebida alcoólica.
Fonte: G1 [1]

Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário