terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Uma cidade transitável

      Soluções simples parecem inoportunas ou a criatividade na promoção da mobilidade urbana não é compartilhada com a sociedade organizada? Nossa malha ou recorte de vias para transito ciclístico não chega nem perto dos sonhos de quem pedala pela cidade. Sarjetas mal conservadas, buracos causados pelo desgaste climático... que ameaçam todos nós. Mas nossa preocupação é mais incisiva como, por exemplo, promover a mobilidade para o ciclismo na capital? O aperfeiçoamento nos processos de construção da mobilidade urbana deve ser .responsabilidade de todos.
      Lembremos do trecho de ciclovia próximo a praça de Iemanjá que a noite serve de estacionamento para carros. Ela funciona para o transito de bicicletas em um determinado horário do dia. 
      Perceba que ao pedalar pela cidade nas ciclovias da zona sul e orla voce é visto pelo Brasil(!) mas saindo dessa área não existe mais sinalização e nós, ciclistas, continuamos existindo e pedalando. Sem nenhuma indicação para os demais condutores de veículos e pedestres que estamos ali. A prefeitura deve promover a expansão das ciclovias na cidade. Interligar ruas e avenidas criando vias que enlacem toda a cidade. 
       Loucura!
       Não amigos pedestres.
     As noites de nossa amada capital da Paraíba tem a presença constante dos praticantes do ciclismo. Já é tempo de criar faixas exclusivas para bicicletas. Com cores distintas da pista de rolamento. E dedicadas ao transito de bicicletas no período noturno. Ligando a cidade ao desporto ciclístico de verdade.
passeio Enduro Bicicletas
    Vamos debater o transito. Vamos pedalar. Vamos organizar o transito da cidade para todos.










  observação: créditos pelas fotos a Ricardo Dumont exceto a que se refere ao passeio "Enduro Bicicletas".

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