segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ciclo Orla em João Pessoa


        Não é de hoje que ouvimos reclamações de ciclistas por causa do uso das ciclovias por veículos automotores, praticantes de caminhadas, etc, etc. Pessoas desatentas que saem de seus veículos sem perceber a  aproximação de ciclistas. Que soltam os filhos na ciclovia sem nenhuma preocupação. Situações que podem provocar sérios acidentes.
foto tirada no manhã de carnaval de 2011
           Imagine tudo isso numa das áreas urbanas de João Pessoa que tem os melhores indicadores sociais. A ciclo preferida pelos desportistas é a que segue da avenida Cabo Branco até  a avenida Tamandaré ( trecho entre a Praça de Iemanjá e o Hotel Tambaú) tem 4.978 m com sinalização horizontal e vertical em bom estado e visível a todos.
        Fico feliz em ver praticantes do skate, patins, corrida, caminhada e ciclismo em um número cada vez maior. Contudo o risco de acidentes cresce quando os espaços não são bem utilizados, sinalizados e fiscalizados.
         Encontramos além dos problemas citados acima outros de ordem física que criam armadilhas na ciclovia: pontos de escoamento de água da chuva com desnivel acentuado e bocas de lobo com o mesmo e grave problema. 
       A ciclo da orla é uma das mais movimentadas da nossa capital. Cuidados na sua estrutura, mais sinalização e educação para os atores do transito (pedestres, ciclistas, motoristas,...) são urgentes para garantir a segurança de todos hoje e no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário